Novo tratamento para acne - no início da adolescência, o jovem tem contato com uma série de descobertas e dúvidas, é quando ele se percebe menos criança, mas ainda não um adulto. Nessa época, os hormônios estão em ebulição, provocando uma série de mudanças no corpo, algumas delas indesejadas, como a acne, que acomete 80% dos adolescentes. Alguns jovens até encaram o problema com naturalidade, mas outros, retraem-se e mudam de comportamento, deixando de viver o lado divertido de ser adolescente. E como as pessoas se sentem em relação a eles?
Com base nessa questão, a psiquiatra Dra. Eva Ritvo, coautora do livro “The Beauty Precription”, sucesso de vendas em todo os Estados Unidos, desenvolveu, em parceria com American Acne & Rosacea Society (AARS) um estudo sobre a percepção que a sociedade tem dos adolescentes com acne. Com a aplicação de uma metodologia apresentando imagens de jovens de diferentes etnias, com e sem acne, para os pesquisados, os resultados mostram o quanto a doença pode influenciar na percepção e formação da imagem desse indivíduo.
Segundo o levantamento, os adolescentes com acne têm maior probabilidade de serem percebidos como tímidos (39% vs 27%), nerds (31% vs 17%), solitários (23% vs 13% ) e tem menos chances de serem vistos como líderes (29% vs 49%).
Já os adolescentes sem acne são mais comumente percebidos como autoconfiantes (42% vs 25%), felizes (50% vs 35%), divertidos (40% vs 28%) e inteligentes (44% vs 38%), em comparação a adolescentes com acne.
A pesquisa também descobriu que os adolescentes não são os únicos que formam uma primeira impressão com base na acne. Segundo o levantamento, os adultos americanos acreditam que mais de metade (56%) dos adolescentes com acne estão suscetíveis de serem vítimas de constrangimento, em comparação com 29% dos adolescentes sem acne.
Além disso, quando se trata de encontros, os adultos concluem que em um fim de semana comum, adolescentes com acne são mais propensos a permanecer em casa com seus pais do que sair para um encontro, em comparação com adolescentes com pele saudável (58% vs 36%).
“Os resultados desta pesquisa mostram que a acne tem um papel fundamental na forma como a sociedade constitui uma primeira impressão dos adolescentes com base na aparência. O estigma da acne não deve ser esquecido – os pais podem ajudar a diminuir o seu impacto emocional e social nos adolescentes conversando com o médico sobre o tratamento”, explica a Dra. Ritvo, que também atua como vice-presidente e professora associada do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Miller, da Universidade de Miami, EUA.
“Enquanto há fatores incontroláveis que podem afetar a confiança de um adolescente, felizmente, a acne é uma das coisas que os pais podem facilmente fazer algo a respeito”, complementa.
Lançamento
A Galderma – companhia farmacêutica exclusivamente dermatológica, criada a partir de uma joint-venture entre Nestlé e L”Oréal – investe cerca de 20% de seu lucro em pesquisas e desenvolvimento de linhas de produtos para o cuidado da pele.
Neste mês, a empresa lança no Brasil o Epiduo, a terapia tópica mais completa do mercado para o combate à acne. Epiduo é o único medicamento combinado que não faz uso de antibiótico em sua fórmula, evitando assim a resistência bacteriana tão comum em tratamentos com outros tópicos combinados. “Quando o antibiótico é usado por um período prolongado, a bactéria causadora da acne pode se tornar resistente e acabar dificultando ainda mais o tratamento”, explica Dra Alessandra Nogueira, dermatologista e gerente médica da Galderma.
Com uma combinação exclusiva de retinóide e peróxido de benzoíla, Epiduo normaliza a multiplicação celular da pele, evitando a obstrução dos poros e a formação de cravos e espinhas. Além disso, o medicamento combate a bactéria causadora da acne e reduz a inflamação causada pelo problema. Por se tratar da combinação de dois princípios ativos em um único produto, Epiduo facilita o tratamento e garante maior aderência do paciente.
Sobre a Galderma:
Galderma é uma companhia farmacêutica exclusivamente dermatológica, criada a partir de uma joint-venture entre Nestlé e L”Oréal, em 1981. Presente em 65 países, é líder mundial no segmento e, no Brasil desde 1995, já conquistou o segundo lugar no ranking nacional da dermatologia. Especializada em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de soluções terapêuticas, corretivas e estéticas para doenças de pele, unhas e cabelos, a Galderma possui centros dedicados à inovação em dermatologia em Sophia Antipolis (sudeste da França), Princetown (New Jersey, EUA) e Tóquio (Japão), além das fábricas localizadas na França, Canadá e em Hortolândia, interior do estado de São Paulo. Para mais informações, visite www.galderma.com.br
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