Veja como funciona a Isotretinoína.
Isotretinoína como você já deve saber, é um fármaco utilizado pelos dermatologistas para o tratamento da acne severa, rosácea ou casos que demonstraram resistência a outros tipos de tratamento. A isotretinoína está disponível para o uso tópico (diretamente sobre a pele) e oral. Ela age diretamente na glândula sebácea reduzindo o seu tamanho e diminuindo a produção de sebo (oleosidade), elimina as condições que favorecem o desenvolvimento de bactérias (inclusive a bactéria que causa a inflamação do comedão) e a inflamação, age ainda evitando a obstrução do folículo piloso.
A dose é receitada de acordo com o peso do paciente. As doses usuais são de0,5 a 1 mg/Kg. Quando a acne evolui para os graus 3 e 5, uma das opções de tratamento é a isotretinoína. As melhoras são percebidas desde o início, mas é possível ocorrer uma piora entre a segunda e a sexta semana de tratamento, embora essa notícia seja desagradável essa leve piora na maioria das vezes indica que o tratamento está dando certo deixando o paciente mais confiante. Depois, ocorre a evolução gradativa para o desaparecimento das lesões. Embora a isotretinoína seja a grande droga quando o assunto é a cura da acne, é importante ressaltar que existe a possibilidade da acne ainda persistir após o termino do tratamento, e isso às vezes acontece porque a dose ideal não foi receitada, por isso procure um bom dermatologista converse com ele sobre essa possibilidade e tire todas as suas dúvidas.
A dose é receitada de acordo com o peso do paciente. As doses usuais são de
Os efeitos colaterais:
São muitos, e todos são controlados pelo médico que acompanha o tratamento. O mais grave de todos é a teratogenia, que é a geração de deformidades permanentes no feto. Por isso, o uso de isotretinoína é proibido em gestantes e é quase obrigatório as mulheres realizarem teste de gravidez antes de iniciar o tratamento. Mulheres que têm vida sexual ativa devem usar dois métodos anticoncepcionais concomitantes durante o tratamento e por pelo menos dois meses após o final do tratamento.
Outros
· Em não-gestantes, os outros possíveis efeitos colaterais são reversíveis e desaparecem após o término do tratamento:
· Ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos).
· Ressecamento das mucosas bucal, nasal, genital e ocular.
· Queda e ressecamento de cabelo.
· Sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa).
· Ressecamento intenso da pele.
· Dores musculares e nas articulações.
· Diminuição da imunoresistência.
· Asma,bronquite,entre outras possíveis complicações respiratórias.
· Dor de cabeça.
· Aumento do colesterol e triglicerídeos.
· Alterações das enzimas hepáticas.
Durante o tratamento cuidados devem ser tomados.
Com o uso da isotretinoína a pele fica muito sensível ao sol, por isso deve ser evitada exposição solar por muito tempo, se necessário deve-se utilizar um filtro solar.
O Ressecamento labial ocorre em 100% dos casos e é recomendado que um umectante seja utilizado. Outras mucosas podem sofrer ressecamento durante o tratamento. No nariz pode-se utilizar soro fisiológico, lubrificante ocular nos olhos e lubrificantes próprios para mucosa genital feminina. Usuários de lentes de contato podem necessitar
De lubrificantes oculares com maior freqüência.
O medicamento deve ser ingerido com algum tipo de alimento, durante ou após as refeições para evitar algum tipo de irritação gástrica.
Se estiver tomando algum medicamento oral (antibióticos) informe o seu médico.
O paciente não deve doar sangue durante o tratamento e após um mês do termino.
O paciente não deve fazer exercícios físicos puxados.
A ingestão de bebidas alcoólicas é proibida durante o tratamento.
No caso de mulheres é extremamente importante que não engravidem durante o período de tratamento, ou um mês após o mesmo. O medicamento é um teratogênico, e pode provocar deformações permanentes no feto.
Todos estes efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados através de exames periódicos, que devem ser solicitados pelo dermatologista responsável pelo tratamento e de acordo com a evolução do paciente.
Uma dosagem elevada de isotretinoína é irreversível, causando sintomas idênticos aos da hipervitaminose A. Contudo, é possível fazer lavagem gástrica, caso não se tenha passado muitas horas depois da ingestão.
Depressão
A associação entre o uso da isotretinóina e a depressão é um dos temas mais controversos na literatura médica. Dois artigos recentes um de 2008 publicado pelo jornal de clínica psiquiátrica garante que há sim associação, já outro de 2007 publicado pelo jornal de farmacologia clínica , ambos canadenses, conclui que não há associação estatística entre depressão e o uso do medicamento. Provavelmente devem ser feitas mais pesquisas sobre o assunto, mas não custa nada ficarmos atentos a essa possibilidade.
Conheça a nova embalagem do Roacutan da Roche:
O Blogueiro no link à cima postou fotos do 1° mês de tratamento e as melhoras no quadro de acne são bastante visíveis.
Clique no link e confira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário