Advertência!

Não utilize informações deste blog para se auto medicar. Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento consulte um dermatologista. Todo o conteúdo divulgado neste blog é baseado em opiniões de especialistas, o conteúdo é seguro e você pode confiar. Textos podem ser copiados e distribuídos desde que os devidos créditos sejam aplicados.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como funciona a Isotretinoína

Veja como funciona a Isotretinoína.

Isotretinoína como você já deve saber, é um fármaco utilizado pelos dermatologistas para o tratamento da acne severa, rosácea ou casos que demonstraram resistência a outros tipos de tratamento. A isotretinoína está disponível para o uso tópico (diretamente sobre a pele) e oral. Ela age diretamente na glândula sebácea reduzindo o seu tamanho e diminuindo a produção de sebo (oleosidade), elimina as condições que favorecem o desenvolvimento de bactérias (inclusive a bactéria que causa a inflamação do comedão) e a inflamação, age ainda evitando a obstrução do folículo piloso.

A dose é receitada de acordo com o peso do paciente. As doses usuais são de 0,5 a 1 mg/Kg. Quando a acne evolui para os graus 3 e 5, uma das opções de tratamento é a isotretinoína. As melhoras são percebidas desde o início, mas é possível ocorrer uma piora entre a segunda e a sexta semana de tratamento, embora essa notícia seja desagradável essa leve piora na maioria das vezes indica que o tratamento está dando certo deixando o paciente mais confiante. Depois, ocorre a evolução gradativa para o desaparecimento das lesões. Embora a isotretinoína seja a grande droga quando o assunto é a cura da acne, é importante ressaltar que existe a possibilidade da acne ainda persistir após o termino do tratamento, e isso às vezes acontece porque a dose ideal não foi receitada, por isso procure um bom dermatologista converse com ele sobre essa possibilidade e tire todas as suas dúvidas.

Os efeitos colaterais:

São muitos, e todos são controlados pelo médico que acompanha o tratamento. O mais grave de todos é a teratogenia, que é a geração de deformidades permanentes no feto. Por isso, o uso de isotretinoína é proibido em gestantes e é quase obrigatório as mulheres realizarem teste de gravidez antes de iniciar o tratamento. Mulheres que têm vida sexual ativa devem usar dois métodos anticoncepcionais concomitantes durante o tratamento e por pelo menos dois meses após o final do tratamento.

Outros

·         Em não-gestantes, os outros possíveis efeitos colaterais são reversíveis e desaparecem após o término do tratamento:
·         Ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos).
·         Ressecamento das mucosas bucal, nasal, genital e ocular.
·         Queda e ressecamento de cabelo.
·         Sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa).
·         Ressecamento intenso da pele.
·         Dores musculares e nas articulações.
·         Diminuição da imunoresistência.
·         Asma,bronquite,entre outras possíveis complicações respiratórias.
·         Dor de cabeça.
·         Aumento do colesterol e triglicerídeos.
·         Alterações das enzimas hepáticas.

Durante o tratamento cuidados devem ser tomados.

Com o uso da isotretinoína a pele fica muito sensível ao sol, por isso deve ser evitada exposição solar por muito tempo, se necessário deve-se utilizar um filtro solar.

O Ressecamento labial ocorre em 100% dos casos e é recomendado que um umectante seja utilizado. Outras mucosas podem sofrer ressecamento durante o tratamento. No nariz pode-se utilizar soro fisiológico, lubrificante ocular nos olhos e lubrificantes próprios para mucosa genital feminina. Usuários de lentes de contato podem necessitar
De lubrificantes oculares com maior freqüência.

O medicamento deve ser ingerido com algum tipo de alimento, durante ou após as refeições para evitar algum tipo de irritação gástrica.

Se estiver tomando algum medicamento oral (antibióticos) informe o seu médico.

O paciente não deve doar sangue durante o tratamento e após um mês do termino.

O paciente não deve fazer exercícios físicos puxados.

A ingestão de bebidas alcoólicas é proibida durante o tratamento.

No caso de mulheres é extremamente importante que não engravidem durante o período de tratamento, ou um mês após o mesmo. O medicamento é um teratogênico, e pode provocar deformações permanentes no feto.

Todos estes efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados através de exames periódicos, que devem ser solicitados pelo dermatologista responsável pelo tratamento e de acordo com a evolução do paciente.

Uma dosagem elevada de isotretinoína é irreversível, causando sintomas idênticos aos da hipervitaminose A. Contudo, é possível fazer lavagem gástrica, caso não se tenha passado muitas horas depois da ingestão.

Depressão

A associação entre o uso da isotretinóina e a depressão é um dos temas mais controversos na literatura médica. Dois artigos recentes um de 2008 publicado pelo jornal de clínica psiquiátrica  garante que há sim associação, já outro de 2007 publicado pelo jornal de farmacologia clínica , ambos canadenses, conclui que não há associação estatística entre depressão e o uso do medicamento. Provavelmente devem ser feitas mais pesquisas sobre o assunto, mas não custa nada ficarmos atentos a essa possibilidade.

Conheça a nova embalagem do Roacutan da Roche:


O Blogueiro no link à cima postou fotos do 1° mês de tratamento e as melhoras no quadro de acne são bastante visíveis.
Clique no link e confira!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Apresentação


Bom, primeiramente vou me apresentar e contar um pequeno resumo do meu grande problema. Meu nome é Lucas e tenho 17 anos. Como muitos adolescentes eu também sofro com acne, convivo com ela desde os meus 13 anos e de lá pra cá, ela só me causou transtornos tanto físicos como emocionais. Com 13 anos eu comecei a ter espinhas, bom eu achei super normal, uma ou duas ali tudo bem. O tempo foi passando e meu rosto foi ficando cada vez mais marcado por espinhas mas muitas espinhas mesmo, não eram poucas não, eu comecei a ficar deprimido, não saía mais de casa, comecei a ter hábitos noturnos, passei a faltar no colégio entre muitas outras coisas que me isolavam do convívio social. Então com 16 anos iniciei um tratamento que não deu certo por questões financeiras pois os remédios eram caríssimos (sim eu não sou rico), e agora mais uma vez eu estou iniciando o tratamento mais uma vez porque as minhas condições estão melhores agora. Mas mesmo assim ainda tenho um sentimento de tristeza e ainda me isolo por que ainda ficaram as marcas (manchas escuras). Bom mas isso está passando e meu rosto já está voltando ao que era antes.

Porque eu fiz este blog.

De lá pra cá eu vim estudando, procurando saber por formas de tratamento, prevenções e acabei que ficando meio “Nerd” nesse assunto. Eu sei que não sou o único que tem acne no mundo e sei também que existem diversas pessoas desesperadas procurando por formas milagrosas de se acabar com as espinhas e acabam fazendo coisas absurdas, que no final das contas só acabam piorando a situação. Por isso, me senti com o dever de compartilhar tudo o que eu sei sobre o assunto. Hoje o tratamento para acne está ao alcance de todos, ninguém mais deve ficar sofrendo e se isolando por causa de espinhas.
Vou tentar utilizar uma linguagem informal e tentarei também explicar tudo nos mínimos detalhes para que não fiquem dúvidas.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Adapaleno

O Adapaleno é uma substância com propriedades similares ao do ácido retinóico. Suas propriedades farmacológicas lhe possibilita controlar a proliferação e a diferenciação celular. O Adapaleno previne e elimina os comedões e também apresenta uma excelente atividade anti-inflamatória na acne. É um produto essencial no controle da acne vulgar de última geração, um produto moderno e seguro com efeitos colaterais mais brandos. O Adapaleno talvez já possa ser considerado uma evolução do ácido retinóico, já que os efeitos são similares e os efeitos colaterais menos agressivos, ele também pode ter a eficácia aumentada quando usado junto com o peróxido de benzoíla. O Adapaleno como todo medicamento pode causar irritações como coceira, vermelhidão, descamação, dermatite de contato e queimação em alguns pacientes, que vão diminuindo de intensidade ao decorrer do tratamento. No caso de irritação intensa deve-se utilizar o medicamento em dias alternados, e quando a irritação cessar você já poderá utilizá-lo normalmente, caso a irritação intensa persista o uso deve ser interrompido e um dermatologista consultado para a busca de outra forma de tratamento. Melhoras visíveis costumam aparecer em média após 4 a 8 semanas de uso.

Você pode encontrar o Adapaleno nos seguintes medicamentos:



Epiduo também possui Peróxido de benzoíla como principio ativo.

Adapaleno também está presente no gel Adacne dos laboratórios GlenMark.


Peróxido de Benzoíla

O peróxido de benzoíla é um velho conhecido dos dermatologistas e um dos mais indicados para o tratamento tópico da acne vulgar, desde os casos mais leves aos moderados. O peróxido de benzoíla tem propriedades antibacterianas que impede a proliferação da P. Bacterium Acnes que é a bactéria que causa o processo inflamatório da acne, ele também possui micro esponjas que absorvem o excesso de oleosidade, promove uma suave esfoliação que remove as células mortas e uniformiza o tom da pele. Impede que o sebo seja retido no folículo sebáceo assim então prevenindo a formação do comedão. O peróxido de benzoíla é apresentado em concentrações de 2,5% 5% e 10% entretanto concentrações mais baixas como o de 2,5% e 5% apresentam resultados melhores em comparação ao de 10%. Durante o início do tratamento podem aparecer reações como eritema (vermelhidão), descamação intensa e coceira no local tratado que diminuem de intensidade ao decorrer do tratamento. A pele fica mais sensível ao sol e por isso é recomendado que um filtro solar seja utilizado durante o dia. O peróxido de benzoíla pode causar descoloração de tecidos e cabelo, sendo que este último dificilmente acontece. A utilização de produtos abrasivos e esfoliantes não são recomendadas já que a pele fica muito sensível durante o tratamento, a menos que seja por recomendação médica.

Posso utilizar o peróxido de benzoíla sem receita médica? No Brasil existe uma ampla lista de cosméticos que utilizam como principio ativo o Peróxido de benzoíla, como por exemplo o gel Acnase®, que utiliza concentrações mais baixas e por isso não é recomendado para aqueles casos que a acne persiste em aparecer. A melhor opção é consultar um dermatologista ver qual é o melhor tratamento para o seu caso.

Aqui está 2 medicamentos conhecidos que levam como principio ativo o peróxido de benzoíla.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novo tratamento sem antibiótico para acne.

Novo tratamento para acne - no início da adolescência, o jovem tem contato com uma série de descobertas e dúvidas, é quando ele se percebe menos criança, mas ainda não um adulto. Nessa época, os hormônios estão em ebulição, provocando uma série de mudanças no corpo, algumas delas indesejadas, como a acne, que acomete 80% dos adolescentes. Alguns jovens até encaram o problema com naturalidade, mas outros, retraem-se e mudam de comportamento, deixando de viver o lado divertido de ser adolescente. E como as pessoas se sentem em relação a eles?

Com base nessa questão, a psiquiatra Dra. Eva Ritvo, coautora do livro “The Beauty Precription”, sucesso de vendas em todo os Estados Unidos, desenvolveu, em parceria com American Acne & Rosacea Society (AARS) um estudo sobre a percepção que a sociedade tem dos adolescentes com acne. Com a aplicação de uma metodologia apresentando imagens de jovens de diferentes etnias, com e sem acne, para os pesquisados, os resultados mostram o quanto a doença pode influenciar na percepção e formação da imagem desse indivíduo.

Segundo o levantamento, os adolescentes com acne têm maior probabilidade de serem percebidos como tímidos (39% vs 27%), nerds (31% vs 17%), solitários (23% vs 13% ) e tem menos chances de serem vistos como líderes (29% vs 49%).

Já os adolescentes sem acne são mais comumente percebidos como autoconfiantes (42% vs 25%), felizes (50% vs 35%), divertidos (40% vs 28%) e inteligentes (44% vs 38%), em comparação a adolescentes com acne.

A pesquisa também descobriu que os adolescentes não são os únicos que formam uma primeira impressão com base na acne. Segundo o levantamento, os adultos americanos acreditam que mais de metade (56%) dos adolescentes com acne estão suscetíveis de serem vítimas de constrangimento, em comparação com 29% dos adolescentes sem acne.

Além disso, quando se trata de encontros, os adultos concluem que em um fim de semana comum, adolescentes com acne são mais propensos a permanecer em casa com seus pais do que sair para um encontro, em comparação com adolescentes com pele saudável (58% vs 36%).

“Os resultados desta pesquisa mostram que a acne tem um papel fundamental na forma como a sociedade constitui uma primeira impressão dos adolescentes com base na aparência. O estigma da acne não deve ser esquecido – os pais podem ajudar a diminuir o seu impacto emocional e social nos adolescentes conversando com o médico sobre o tratamento”, explica a Dra. Ritvo, que também atua como vice-presidente e professora associada do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Miller, da Universidade de Miami, EUA.

“Enquanto há fatores incontroláveis que podem afetar a confiança de um adolescente, felizmente, a acne é uma das coisas que os pais podem facilmente fazer algo a respeito”, complementa.

Lançamento

A Galderma – companhia farmacêutica exclusivamente dermatológica, criada a partir de uma joint-venture entre Nestlé e L”Oréal – investe cerca de 20% de seu lucro em pesquisas e desenvolvimento de linhas de produtos para o cuidado da pele.

Neste mês, a empresa lança no Brasil o Epiduo, a terapia tópica mais completa do mercado para o combate à acne. Epiduo é o único medicamento combinado que não faz uso de antibiótico em sua fórmula, evitando assim a resistência bacteriana tão comum em tratamentos com outros tópicos combinados. “Quando o antibiótico é usado por um período prolongado, a bactéria causadora da acne pode se tornar resistente e acabar dificultando ainda mais o tratamento”, explica Dra Alessandra Nogueira, dermatologista e gerente médica da Galderma.

Com uma combinação exclusiva de retinóide e peróxido de benzoíla, Epiduo normaliza a multiplicação celular da pele, evitando a obstrução dos poros e a formação de cravos e espinhas. Além disso, o medicamento combate a bactéria causadora da acne e reduz a inflamação causada pelo problema. Por se tratar da combinação de dois princípios ativos em um único produto, Epiduo facilita o tratamento e garante maior aderência do paciente.

Sobre a Galderma:

Galderma é uma companhia farmacêutica exclusivamente dermatológica, criada a partir de uma joint-venture entre Nestlé e L”Oréal, em 1981. Presente em 65 países, é líder mundial no segmento e, no Brasil desde 1995, já conquistou o segundo lugar no ranking nacional da dermatologia. Especializada em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de soluções terapêuticas, corretivas e estéticas para doenças de pele, unhas e cabelos, a Galderma possui centros dedicados à inovação em dermatologia em Sophia Antipolis (sudeste da França), Princetown (New Jersey, EUA) e Tóquio (Japão), além das fábricas localizadas na França, Canadá e em Hortolândia, interior do estado de São Paulo. Para mais informações, visite www.galderma.com.br

Isotretinoína, a cura da acne.


O tratamento da acne consiste no uso de medicamentos Tópicos (diretamente sobre a pele) e também por via oral. Os mais antigos são à base de antibióticos como as tetraciclinas, minociclinas, doxiciclina que são produtos importantes, mas que às vezes não conseguem terminar totalmente o quadro de acne. Então, lançamos mão da grande droga para a cura da acne que é a Isotretinoína o famoso Roacutan, essa é uma medicação excelente, ela é usada desde 1983 então temos uma experiência de 26 anos medicando com a Isotretinoína. Só que é uma medicação que precisa de muito controle, primeiro porque ela é teratogênica isto é, as mulheres que vão fazer o tratamento com a Isotretinoína não podem engravidar durante o tratamento até um mês depois do término. Precisa de um acompanhamento médico, sabe-se que a acne tem cura mas ela precisa de um olhar, de um diagnóstico do dermatologista. A Isotretinoína é indicada para aqueles casos mais graves ou aqueles casos que não são tão graves, mas que já tentaram de tudo e não foi alcançado um controle. Ela é utilizada de acordo com o peso de cada paciente.


O tratamento leva em média de 4 a 6 meses, de acordo com a adaptação de cada paciente. Existem alguns efeitos colaterais que podem ser detectados por exames de sangue que irão ser feitos regularmente e alguns ressecamentos que sabemos que irão acontecer, na região dos lábios na região da mucosa nasal e quem usa lentes de contato de um lubrificante ocular. A Isotretinoína é o medicamento mais completo no controle e na cura da acne nós falamos em cura de 80%. Se você já tentou de tudo que é tratamento para o controle ou a cura da acne, converse com seu médico sobre a Isotretinoína.

O que fazer quando a acne aparece?

O que fazer então quando a acne aparece? Primeira notícia, começar o tratamento da acne o quanto antes. Quanto mais precoce nós iniciarmos esse tratamento menos marcas vão ficar, e quando eu digo marcas são as cicatrizes na pele que às vezes são bastante profundas e cicatrizes emocionais, e nós sabemos que a acne acaba alterando o estado emocional do adolescente que convive muito mal, ninguém gosta de ter acne de ter espinha.

Alguns mitos e verdades


Existem alguns mitos, algumas situações que não são verdade. Por exemplo, quem já não ouviu falar que chocolate causa espinha? Isso na verdade nunca foi comprovado, se nós retirarmos o excesso de gordura da nossa alimentação pode diminuir a celulite, você ficar magro mas a acne vai continuar existindo nunca se comprovou isso exatamente. Mas recentemente estudos feitos na Austrália mostraram que o excesso de açúcar pode levar a uma hiperinsulinêmia e acelerar a produção exagerada dos hormônios masculinos. O Excesso de vitaminas como a vitamina B12 e também a substância iodo podem levar a um quadro de acne. Masturbação não influencia de modo algum a acne, você pode parar de se masturbar mas a acne vai continuar a aparecer. Lavar o rosto diversas vezes ao dia não melhora o quadro clinico da acne, pelo contrario se você lavar diversas vezes o rosto ao dia, você vai estar removendo a camada de gordura que protege a pele e sua pele em defesa vai produzir mais oleosidade assim provocando o entupimento do folículo sebáceo desencadeando o aparecimento de mais espinhas. Mesmo que você sinta que seu rosto está oleoso é importante que você não lave seu rosto diversas vezes ao dia.